segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vítimas

Podemos dividir os participantes do Bullying em quatro pequenos grupos: agressores, vítimas, espectadores e vítimas - agressoras.
 
A vítimas são eleitas. Elas não precisam fazer nada para serem escolhidas. Os agressores simplesmente as elegem no meio de um grupo para serem alvos de seus ataques. Essas agressões, então, não têm um motivo especial, uma origem. A maioria dos alvos no bullying são aqueles alunos considerados pela turma como diferentes ou esquisitos. São timídos, retraídos, passivos, submissos, ansiosos, temerosos, com dificuldades de defesa, de expressão e de relacionamento. Além desses, as diferenças de raça, religião, opção sexual, desenvolvimento acadêmico, sotaque, maneira de ser e de se vestir parecem perfilar o retrato das vítimas. Os alunos, profissionais, colegas de grupo de jovens que se destacam no seu meio também são corriqueiramente eleitos para serem vítimas de bullying.
Além disso, pode-se acrescentar outro perfil: o novato. São pessoas que são transferidas de outras escolas, cidades e empresas e que, pela própria situação de ser novo no ambiente ficam muito fragilizados em situações de bullying.
 
Fonte: Bullying - O que você precisa saber. Autor: Lélio Braga Calhau. Editora Impetus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário