segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Vítimas- agressoras

Podemos dividir os participantes do Bullying em quatro pequenos grupos: agressores, vítimas, espectadores e vítimas - agressoras.

As vítimas-agressoras são aquelas que foram vitimizadas pelo bullying e passam a ser agressoras de outras pessoas. Aprenderam o comportamentoe, por algum motivo passaram a reproduzir o comportamento e atacar outras pessoas. Nesse contexto o trote universitário, onde alunos do 4º ano agridem os "calouros" de forma sistemática ao longo dos anos é um caso típico de bullying. Isso também ocorre, infelizmente, em instituições militares do mundo todo onde militares menos graduados são vítimas de superiores durante cursos de formação.
São aqueles vitimizados e acabam reproduzindo os maus tratos sofridos. Integram-se a grupos para hostilizar seu agressor ou elegem uma outra vítima como "bodes expiatórios". Adotam as atitudes de intimidação das quais foram vítimas ou apoiam explicitamente os que assim procedem. Em casos extremos, são aqueles que se munem de armas e explosivos e vão até á escola em busca de justiça. Matam e ferem o maior número possível de pessoas e dão fim à própria existência.

Fonte: Bullying - O que você precisa saber. Autor: Lélio Braga Calhau. Editora Impetus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário